kit de brotinho

kit de brotinho
kit c/ 10 brotinhos por R$25,00!!

domingo, 28 de novembro de 2010

sabores inusitados!!

Algumas cidades brasileiras revelam que nem só as tradicionais mussarela, quatro queijos, napolitana e calabresa estão presentes nos cardápios das pizzarias. A criatividade dos pizzaiolos mostra sabores inusitados e receitas surpreendentes.

Como a pizza é um dos pratos mais democráticos do mundo, no cardápio do restaurante de Portela exista um item que chama a atenção dos clientes – a “pizza de rapadura com pimenta”. Assim, na capital baiana, o tradicional doce de rapadura foi parar na pizza.

Cada região inventa uma coisa diferente. A pizza, que já aparece na lista mais pedidas do Restaurante de Portela, leva queijo coalho e rapadura. Ao sair do forno, o cliente escolhe a pimenta (do reino, malagueta e calabresa) que será salpicada sobre o recheio.

Outro sabor exótico é a pizza de palma, um tipo de cacto costumeiramente usado no Nordeste para alimentar o gado durante o período da seca e que foi parar no prato do cliente. Na cidade de Lençóis (BA), na região da Chapada Diamantina, o cacto ganhou uma segunda opção, a de fazer parte dos ingredientes de uma pizza. O uso da palma na gastronomia local foi difundida pelos garimpeiros.

Eles tinham dificuldades de conseguir alimentos durante o período de mineração, nos acampamentos montados em grutas de pedra. “Alguns até usavam o mandacaru, o xique-xique e o cabeça-de-frade (outros tipos de cacto) como opções para comer”, disse o Pizzaiolo Renato Cesar Nicotera, dono da Oxente Menina Pizza na Pedra, em Lençóis. Segundo ele, a palma é fonte de fibras, vitamina A, ferro e cálcio.

“Aqui na região, palma é coisa fácil de se achar. Ela já vem picada e ensacada nas feiras e nos restaurantes de comida típica. Costuma ser um bom acompanhamento para outros pratos. Sempre gostei de usar ingredientes locais até por uma questão de sustentabilidade e facilidade para variar o cardápio”, disse o empresário.

Em Goiânia (GO), uma fruta com pouca polpa e típica do cerrado brasileiro se tornou ingrediente de pizza. O pequi tem sabor e aroma marcantes e únicos, se adaptando bem com pratos que levam carne, massas e até risotos. Mas foi na pizza que a fruta caiu no gosto dos clientes da Pizzerria 110, na capital goiana.

Segundo Marcello Arantes, um dos responsáveis pelo estabalecimento, a “pizza de pequi” é uma derivação de um prato muito conhecido na região, o arroz com pequi. “O que fizemos foi trocar o arroz pela massa da pizza. Como o frango com pequi também é muito consumido aqui em Goiânia também, juntamos dois pratos tradicionais da cidade em uma única pizza”, disse Arantes.

O comerciante explicou que a pizza leva frango e um creme especial feito de pequi. “Quem gosta acaba pedindo mais e recomendando aos amigos. Essa fruta é assim, 8 ou 80. O pequi tem um gosto bem exótico, mas como é muito pedida e vem conquistando muitos paladares, acho que acertamos na receita”, comentou o empresário.

Pizza de Caranguejo – O caranguejo é encontrado no mangue e a carne do crustáceo em uma pizza é fruto da criatividade da Pizzaria Maggiorasca, em São Luís, no Maranhão, uma das mais belas capitais do Nordeste. A pizza, batizada de Delizia Del Mangue, é tipicamente nordestina pela regionalidade dos ingredientes, como a cebolinha branca, vinagreira e o caranguejo.

Pizza de Pirarucu com Jambu – Também chamada de “Pizza de ‘bacalhau da Amazônia’ é feita com filés secos de pirarucu – peixe típico da região Norte do país e que pode pesar até 250 kg. O sabor inusitado do peixe foi parar no cardápio da Pizzaria Vitória, em Belém. A criação é da pizzaiola paulista Simone Morelli, mas o preparo é feito pelo Chef maranhense Luís Mota. A redonda com sabor amazonense ainda leva folhas de jambu, que provoca um leve adormecimento na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário